A informação incluída neste website é dirigida ao público em geral.

SOBRE

Campanha Saber Mais Conta

SOBRE A CAMPANHA

A campanha “saBeR mais ContA – mutações genéticas BRCA” surgiu em 2019 com o principal objetivo de esclarecer a população e, sobretudo, os doentes oncológicos e as suas famílias, sobre a relação entre as mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 e alguns tipos de cancro.  

[

Geramos informação credível

O projeto “saBeR mais ContA” 2020 é uma iniciativa da Careca Power, da Evita, da Sociedade Portuguesa de Genética Humana, da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e da Sociedade Portuguesa de Oncologia, com o apoio da AstraZeneca.

O que são as mutações genéticas BRCA;

Qual o risco a elas associado no desenvolvimento de alguns tipos de cancro;

A realização do teste genético em doentes oncológicos e seus familiares;

Que medidas profiláticas podem ser tomadas pelos portadores saudáveis de mutação para diminuir o seu risco.

Que decisões terapêuticas podem ser tomadas para os doentes oncológicos portadores de mutação;

Quem é elegível para a realização do teste genético e como é feito esse apuramento;

Iniciativas 2019

O projeto saBeR mais ContA foi lançado em 2019, no âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, assinalado a 8 de maio, decorrendo nesse mesmo mês e, posteriormente, em outubro, mês de sensibilização para o cancro da mama. 

Entre as iniciativas contam-se a divulgação de material informativo, nomeadamente os lançamentos de uma infografia e de um guia sobre as mutações genéticas e o cancro, e a realização de sessões de esclarecimento no IPOs de Coimbra, Lisboa e Porto, este último com transmissão em direto nas páginas de Facebook da Evita e Liga Portuguesa Contra o Cancro, possibilitando, assim, a participação de mais pessoas nesta iniciativa.

Adicionalmente, foi criada a exposição fotográfica “saBeR mais ContA”, que contou com testemunhos de famílias onde houve não só o diagnóstico de cancro da mama e/ou ovário associados à mutação BRCA, mas também casos de familiares que, não sendo doentes, realizaram o teste genético para saber se eram, ou não, portadores de mutação. A exposição esteve no Alma Shopping, em Coimbra, na estação da Casa da Música do Metro do Porto e na estação Marquês de Pombal, do Metro de Lisboa.

campanha BRCA almashopping
campanha BRCA no Almashopping

Iniciativas 2020

Em 2020, o projeto teve a sua estreia em ambiente digital, com o lançamento deste site e da página de Facebook, que permitiu alcançar mais pessoas e levar a divulgação sobre as mutações BRCA ainda mais longe.

A realização de um estudo, que avaliou a perceção da população sobre mutações genéticas BRCA, permitiu perceber que nem todos os doentes oncológicos e os seus familiares já ouviram falar da forma como as mutações genéticas nos genes BRCA podem ter impacto no risco de cancro. E que, dos que têm este conhecimento, apenas cerca de metade (50,8%) as associa ao cancro da mama.

Em 2020 foram ainda realizados vídeos com um especialista sobre os cancros associados às mutações – mama, próstata e pâncreas -, divulgados na página de Facebook do projeto, que ajudaram a dar resposta às dúvidas mais frequentes sobre esta temática.

PT-9168 aprovado em abril de 2021